quinta-feira, 17 de novembro de 2011

                     X ARARIBÓIA CINE – FESTIVAL DE NITERÓI
                                                22 a 27 de novembro de 2011
                                            Tema do ano: Raízes


PROGRAMAÇÃO:

Sessão Abertura:
22 de novembro  – Cinemark Plaza Shopping – 20h30
Estréia do longa-metragem SUDOESTE, do niteroiense Eduardo Nunes, (RJ, fic, 125min, 35mm, cor, 2011) com a presença da equipe do filme.

Sessão Curtas e Médias:
25 a 27 de novembro  – MAC – Sessões às 17h e 19h30
Sessões seguidas de debates com presença dos cineastas, atores e pesquisadores. Diversidade de formatos (experimentais, ficções, animações e documentários), diversidade regional (RJ, SP, PE, BA, MG), filmes clássicos e novíssimos. Diretores consagrados e estreantes.

Mostra Competitiva Digital:
23 a 25 de novembro – SESC Niterói – Sessões às 15h
Pelo quinto ano de competição teremos a presença dos diretores oriundos de vários estados do país, e filmes produzidos por projetos sócio-culturais.

Debates:
Dia 23 de novembro 10h – Sesc Niterói.
 – Apresentação do espetáculo “Revoluções” elaborado pela ONG Amigos Na Cultura, de Volta Redonda (RJ), com debate após a apresentação. 


Sessão Som da UFF:
Dia 23 de novembro –  MAC -  19h30
Mostra competitiva de videoclipes dos grupos musicais fluminenses. A sessão será seguida de debate com os integrantes das bandas selecionadas.


Debates:
Dia 23 de novembro 10h – Sesc Niterói. 
– Apresentação do espetáculo “Revoluções” elaborado pela ONG Amigos Na Cultura, de Volta Redonda (RJ), com debate após a apresentação.
 

A Cia de Dança Amigos na Cultura é formada por 12 bailarinos, entre 14 e 22 anos.
O espetáculo é coreografado por
Marcelle Pessanha.

“REVOLUÇÕES” propõe uma reflexão quanto aos processos revolucionários que aconteceram no Mundo e os que ainda estão por vir. O espetáculo sugere e convida a uma jornada pelas Revoluções que antecederam nossa época e as possibilidades sedimentadas pelas práticas destas. Por fim, assumindo aqui uma licença poética mostraremos o ser humano em sua derradeira mudança, na busca do Sonho maior: “Acreditar na possibilidade advinda de suas Revoluções internas na busca da construção de um ser humano verdadeiro.”, explica Marcelle Pessanha, coreógrafa. Ao todo foram cinco meses de produção e ensaios.

A Cia de Dança AMIGOS NA CULTURA, objetiva a promoção do desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens em circunstâncias de fragilidade social, por meio de uma proposta fundamentada na Metodologia Amigos na Cultura, baseada na cidadania cultural expressada na criatividade, inovação, diversidade e participação ativa para a uma Construção de Sonhos real em nosso País.

Sessão Assim Vivemos:SESC Niterói, dia 24 de novembro, às 10h.
Exibição de uma sessão de curtas-metragem com filmes que levantam a bandeira da acessibilidade. A mostra tem a curadoria de Lara Pozzobon.


Cineclube Sala Escura:Teatro Espaço DCE / UFF, dia 24 de novembro, às 18h30. 
Exibição do filme MR. NITERÓI – A LÍRICA BERETA, de Ton Gadioli, documentário sobre Black Alien. 
A sessão contará com a presence do rapper Black Alien, do director Ton Gadioli, e da antropóloga Adriana Facina.


Lançamentos:

25 de novembro, às 18h30 no MAC
- Será lançado o livro Brasil, México: aproximações cinematográficas, da editora Eduff, organizado por Tunico Amancio e Marina Cavalcanti Tedesco. Os autores do livro estarão presentes para uma sessão de autógrafos.

Dia 25 de novembro no IACS/UFF - 10h30  
– Palestra sobre economia da cultura, com a produtora Isabella Cribari, organizadora dos livros 
Economia da Cultura e Direito autoral e propriedade Intelectual. A coordenação da mesa será de Luiz Augusto Rodrigues, coordenador do curso de Produção Cultural.
IACS/UFF - 10h30

Homenagem a Hernani Heffner, na sessão de encerramento:27 de novembro – Teatro Municipal de Niterói – Sessão às 19h
O homenageado deste ano é o pesquisador, crítico, professor e curador Hernani Heffner. Hernani éuma das maiores autoridades em preservação audiovisual no Brasil. Conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) desde 1996, é professor de cinema na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), na Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) e na CineTV-PR, da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), além de coordenador do projeto de restauração do acervo Cinédia. Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalha, desde 1986, com pesquisa histórica em cinema brasileiro; publicou vários textos, entre eles mais de uma centena de verbetes para a Enciclopédia do Cinema Brasileiro; atuou como entrevistador no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS/RJ); ministrou disciplinas de preservação e restauração de filmes na UFF.

Caminhão Cine SESC – 10 anos de Araribóia Cine:

Exibição de curtas-metragens

Dia 22 de novembro – 20h - Igreja de São Lourenço 

Dia 26 de novembro – 20h - Inoã 


   Locais de exibição:
Museu de Arte Contemporânea – Mirante da Boa Viagem, s/no.
SESC Niterói – Rua Padre Anchieta, 56 – Centro
Cinemark Plaza Shopping – Rua XV de novembro, 8 – Centro
Teatro Municipal de Niterói - Rua 15 Novembro, 35 - Centro
Teatro Espaço DCE / UFF - Avenida Visconde do Rio Branco, 625 – Centro
IACS / UFF – Rua Lara Vilela, 126 – São Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário